O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Governo Federal que tem como objetivo facilitar o acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda.
Através dele, é possível financiar todo o curso ou parte dele com juros baixos e prazo para pagamento após a conclusão do curso.
Para participar do FIES, é necessário que o estudante se inscreva no programa e atenda a alguns requisitos, como ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir de 2010, ter obtido média mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação. Além disso, é preciso comprovar renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.
Uma vez realizada a inscrição, o estudante pode acompanhar o resultado na página do FIES Seleção e, se for aprovado, deve complementar a inscrição para a contratação do financiamento. A complementação da inscrição consiste no envio de documentos e informações adicionais para a análise das informações e concessão do financiamento.
Entre os documentos que devem ser enviados estão o comprovante de residência, de renda e de conclusão do ensino médio. É importante que o estudante verifique com atenção todos os documentos necessários e prazos para envio, para não correr o risco de ter a sua inscrição cancelada.
Após a análise dos documentos, se tudo estiver correto, o estudante será convocado para a assinatura do contrato de financiamento. É importante ressaltar que o FIES possui algumas regras e obrigações que devem ser cumpridas pelo estudante, como manter o vínculo com a instituição de ensino, não ter reprovação em nenhuma disciplina e obter desempenho acadêmico satisfatório.
Portanto, a complementação da inscrição do FIES é um processo fundamental para a obtenção do financiamento e, consequentemente, para o acesso ao ensino superior. Por isso, é importante que o estudante esteja atento a todos os prazos e documentos necessários, para que possa usufruir dos benefícios desse programa e conquistar a sua formação acadêmica.