FACULDADE FAMAP realiza encontro consciente para a prevenção contra o suicídio Na noite de quinta-feira, 22, a FAMAP Faculdade Máster de Parauapebas realizou na Câmara Municipal de Parauapebas um evento com o tema “Auto Estima e Valorização da Vida”, o mesmo vem para reforçar o mês setembro amarelo, que teve como tema escolhido para ser trabalhado esse ano de 2022, “A vida é a Melhor Escolha”, o mesmo visa sinalizar a população da importância da conscientização sobre a valorização da vida e a prevenção contra o suicídio.
As inscrições foram gratuitas com apenas 2 Kg de alimentos.
A FACULDADE FAMAP além de contribuir com a socialização dos conhecimentos criou uma CAMPANHA para arrecadar alimentos não perecíveis através das doações feitas pelos participantes logo na entrada do evento, A FACULDADE FAMAP através dessa atitude visa beneficiar pessoas carentes de Parauapebas. O vento também contou com a presença das palestrantes, Daniela Rodrigues Ribeiro, Ágatha Luana Nascimento Sousa e Genecy Bachinski.
Em entrevista a palestrante e Diretora Presidente da FAMAP Genecy Bachinski, falou sobre a importância do evento e sua finalidade. “É com muita honra que nós Criamos esse projeto em benefício de toda comunidade acadêmica e de todas as pessoas da população, com uma temática emergente e tão necessária atualmente que é a autoestima e a valorização da vida! Conscientes que somos da relevância da temática, pois o suicídio é um grave problema de saúde pública global! Portanto, faz-se necessário trabalharmos temas de grande relevância social uma vez que o Suicídio tem afetado grande parte da população.
Como educadores promovemos ações voltadas para prevenção ao suicídio dentre várias outras Campanhas. Agradeço ao trabalho em equipe: Vereadores, Professores, Coordenadores, Alunos, População de um modo Geral que apoiaram e aos que marcaram presença nesse evento lindo”.
A Psicóloga e também uma das palestrantes da noite, Daniela Rodrigues Ribeiro reforçou a importância do evento para a população. “Estamos no Setembro Amarelo e precisamos entender que essa temática da valorização da vida deve ser trabalhada durante o ano todo, não somente no mês de setembro, hoje temos o objetivo de mostrar o quanto é importante aprendermos e nos colocarmos no lugar do outro, para podermos entender o que se passa com o outro e assim auxiliar da melhor forma possível, seja com a atitude de ouvir, orientar a procurar um acompanhamento psicológico que é de suma importância.
Estou muito feliz em ver o envolvimento da FACULDADE FAMAP, escolas que estão se empenhado em trabalhar esse tema tão importante! Desejo que pessoas sejam alcançadas e acolhidas não somete durante o setembro Amarelo, mas, durante o Ano todo!” Disse Daniela Ribeiro.
O estudante de psicologia na faculdade FAMAP, João Vitor também falou da importância que o evento vem trazer para a população e aos acadêmicos presentes. “Momentos como esse que ocorre hoje aqui é de suma importância para a sociedade toda, acompanhada do setembro amarelo vem ser trabalhada de uma forma mais ampla para de certa forma quebrar o preconceito que ainda existe entre algumas pessoas quando se trata desse assunto que é a luta contra suicídio e a busca de ajuda psicológica, momentos como esse aberto ao público que a FACULDADE FAMAP proporcionou é muito interessante, então todos os que tiveram a oportunidade de vir com certeza sairão muito mais dispostos a ajudar pessoas”. Disse João Vitor.