7 dicas para estudantes calouros em faculdades

7 dicas para estudantes calouros em faculdades

O momento de ingresso em uma faculdade é sempre cheio de emoções e expectativas e muitas das vezes acabamos repletos de dúvidas sobre o que iremos enfrentar nessa nova etapa. Hoje preparamos 7 dicas para estudantes calouros em faculdades que irão te ajudar a se sair melhor nesse momento que marca a entrada da sua vida adulta em um mundo cheio de responsabilidades.

É natural iniciar essa vida de calouro com o coração a mil, pois diversas emoções serão experimentadas na trajetória acadêmica, porém é preciso que tenhamos a capacidade de lhe dar com todas as fases que virão nessa nova vida para que o objetivo seja concluído com sucesso.

As dicas que preparamos para você irão te auxiliar em se adaptar a sua nova rotina, conseguir melhor organizar o seu tempo e ainda encarar as novas responsabilidades.

1- Faça novas amizades

No início sabemos que nem sempre será fácil fazer amizades, principalmente sendo estudante calouro de uma faculdade, porém começar a criar vínculos de amizade será importante para sua vida acadêmica e social durante essa etapa.

As amizades além de companhia para os momentos de descontração serão um apoio para os estudos, pois muitas das vezes serão a sua companhia na realização de tarefas e trabalhos em grupo da vida universitária.

2- Pratique a disciplina

Quando falamos em disciplina não significa que você como calouro de uma faculdade deverá alcançar as maiores notas e ainda possuir uma frequência assídua em todas as aulas. A dica é para que, durante esse ingresso na universidade e no decorrer dos anos, você consiga manter a responsabilidade que agora depende exclusivamente da sua dedicação.

O reflexo dessa disciplina alcançada por meio da sua dedicação e empenho serão vistos em suas notas, em indicações que você pode receber e até mesmo na sua formação final como um profissional.

3- Organize seus horários

Agora como calouro de uma faculdade, seus horários passam a ser totalmente diferentes da rotina a qual você estava acostumado no ensino médio.

Diversas faculdades possuem horários de aulas variados ocupando na maioria das vezes turnos diferentes e mudando completamente a visão que você possuía sobre “horário de aula”.

O mais indicado para você que está começando uma faculdade é realizar a programação do dia, procure agendar seus horários e sempre obedecer o que tem programado, como por exemplo:

  • Horário das refeições;
  • Horário das aulas;
  • Horário de descanso;
  • Horário para revisar conteúdo estudado em aula.

Seguindo um horário mais organizado você perceberá que seu dia renderá muito mais e você conseguirá atender a todas as suas necessidades cotidianas.

4- Conheça o local onde vai estudar

Nos primeiros dias de aula de um calouro é comum se perder entre tantas salas, prédios e pessoas, porém é importante que você procure conhecer o espaço para que consiga se locomover melhor.

Busque inicialmente conhecer dentro do campus os locais que mais irão estar em sua rotina, como por exemplo:

  • Lanchonetes;
  • Banheiros;
  • Bibliotecas;
  • Secretária;
  • Coordenação;
  • Laboratórios.

No inicio você pode realizar anotações que te ajudaram até mesmo com os horários de aula, assim você conseguirá se locomover melhor e ainda ganhar tempo.

5- As coisas mudaram! Você não está mais no ensino médio

Uma das dificuldades que alguns calouros enfrentam ao ingressar na faculdade é o fato de se adaptar a nova realidade que agora é completamente diferente da que se vivia antes no ensino médio.

Lembre-se, agora você é totalmente responsável pela caminhada e, ao contrário do ensino médio, os professores não irão te forçar a estudar, realizar os trabalhos, participar das aulas ou mesmo se dedicar aos estudos, agora você precisa ser auto suficiente e compreender que somente será bem sucedido nessa etapa se realmente se dedicar a ela.

Muitas vezes é você que irá atrás dos professoras pedindo novas explicações e não se assuste se os mesmos alegarem que já passaram o conteúdo durante a aula, essa é a realidade da vida adulta em uma faculdade a qual você como calouro deve se adaptar.

6- Busque se dedicar aos dois primeiros bimestres

Os dois primeiros bimestres são sempre decisivos, caso se dedique pouco e alcance notas baixas, saiba que a probabilidade de uma reprovação é grande e comum entre calouros.

Se você é um calouro a dica é se esforçar o máximo possível para conseguir boas notas nesse período inicial, pois após ele você ficará mais tranquilo e não precisará se desesperar com os finais de semestre que são sempre ameaçadores.

Essa dedicação pode também beneficiar você que busca alcançar na faculdade oportunidades de participar de pesquisas, projetos e estágios, pois essas boas notas iniciais mostraram o seu diferencial.

7- Não deixa nada pra última hora

Um grande erro cometido com frequência é o engano de se pensar ter muito tempo para realizar um trabalho ou um projeto estipulado pelos professores.

Se o seu professor lhe da um prazo de 1 mês para a entrega de uma determinada tarefa lembre-se que esse prazo estipulado é justamente o necessário, então não deixe para a última semana, pois a chance de não conseguir cumprir o prazo entregando ao fim uma tarefa com pouca qualidade é grande.

Essas foram as nossas 7 dicas para estudantes calouros em faculdades, procure seguir ao máximo as que conseguir para alcançar um bom desempenho e sucesso em sua vida acadêmica.

 

Fonte: canaldoensino.com.br

share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *